Vou fazer o meu ranchinho na beira do rio só pra mim pescar....

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PEIXES ÁGUA DOCE


PINTADO
NOMES VULGARES: pintado; moleque; surubim-pintado; cambucu
NOME CIENTÍFICO: Pseudoplatystoma corruscans
OCORRÊNCIA/COMENTÁRIOS:O pintado é uma das mais importantes espécies de água-dôce do Brasil, quer pela procura exercida por pescadores esportivos, quer pela excelência de sua carne, quer pelos estudos realizados pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco – CODEVASF, que ao dominar o ciclo reprodutivo, possibilitou sua utilização na aquicultura e em programas de repovoamento de rios. Ocorre em várias bacias brasileiras com maior importância no Pantanal e na bacia do Rio São Francisco. Pode alcançar mais de 1m de comprimento chegando aos 40Kg. de peso. Alimenta-se essencialmente de outros peixes e crustáceos.


PIRANHA
NOMES VULGARES: piranha
NOME CIENTÍFICO: Pygocentrus nattereri
OCORRÊNCIA/COMENTÁRIOS: A lendária assassina das águas sul-americanas é o mias feroz peixe e água doce que conhecemos no Brasil. Não alcançando tamanhos muito além dos 50cm., vive em cardumes que atacam outros peixes e animais terrestres que se aventuram em suas águas com grande agilidade. É pescado em várias regiões do Brasil, sendo o Pantanal e a Amazônia seus principais hábitats. No Ceará, estado do nordeste brasileiro, chegou a ser erradicada dos açudes mas hoje infesta vários dos principais reservatórios do Estado. É peixe sensível a rotenona e a falta de oxigênio. É também muito apreciado na culinária típica do Mato Grosso onde se preparam caldos e sopas com supostos poderes afrodisíacos.


DOURADO
NOMES VULGARES: dourado
NOME CIENTÍFICO: Salminus maxillosus
OCORRÊNCIA/COMENTÁRIOS:Carnívoro voraz, alimenta-se de qualquer espécie de peixe, inclusive de pequenas aves, embora prefira lambaris e sardinhas. Sua distribuição vai das bacias do Sul e Centro-Oeste até o São Francisco. É das espécies mais atraentes para a pesca esportiva pela disposição de luta, beleza e pela exuberância de sabor. A CODEVASF (Cia. De Desenvolvimento do Vale do São Francisco) fechou seu ciclo reprodutivo e hoje seus alevinos são produzidos em grandes quantidades em vários locais do pais, adaptando-se bem ao sistema de criação em cativeiro o que lhe confere grande importância entre as espécies de água doce pela possibilidade de utilização também em pesque-pagues.


PACU

NOMES VULGARES:pacu
NOME CIENTÍFICO:Colossoma mitrei (Piaractus mesopotamicus)
OCORRÊNCIA/COMENTÁRIOS:É espécie por demais representativa para a pesca e aquicultura brasileiras. Ocorre no Pantanal Matogrosense com grande generosidade, chegando a alcançar mais e 70cm. de coprimento. É peixe omnívoro que se alimenta de frutos e folhas além de outros peixes. Sua coloração pode se alterar quanto aos tons devido o ambiente. Tem grande relevância na aquicultura onde é utilizado para criação ou para formação do híbrido tambacu em cruzamento com o tambaqui, C. macropomum.






MUSSU
NOMES VULGARES: mussu, mussum
NOME CIENTÍFICO:Synbrachus marmoratus
OCORRÊNCIA/COMENTÁRIOS: Muito difundido em todas as regiões do Brasil, o mussum tem corpo em forma de enguia que produz grande quantidade de mucosa tornando-o de difícil contenção. É muito resistente a falta de oxigênio, podendo sobreviver a longos períodos enterrado na lama. Pode atingir mais de 1m de comprimento e alimenta-se basicamente de pequenos peixes e insetos. Tem carne saborosa e sem espinhas, sua aparência de serpente no entanto não o faz alvo de grande demanda para culinária. É muito apreciado como isca na pesca amadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário