Vou fazer o meu ranchinho na beira do rio só pra mim pescar....

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Onça preta

 





Onça Pintada ou Onça Preta (Panthera onca): Peso adulto 80 a 100 kg, transita nos subsistemas de cerradão, mata e mata ciliar.

A rainha das selvas brasileiras
  Na onça-preta ocorre também o fenômeno do melanismo, comum aos leopardos asiáticos (pantera-negra) e outros felinos. A coloração amarela, neste caso, é substituída por uma pelagem preta ou quase preta. Dependendo da incidência da luz, percebe-se o mesmo tipo de manchas oceladas encontradas nas onças comuns. O animal na forma melânica é chamado de onça-preta e em tupi-guarani recebe o nome de jagará-pichuna. Pela sua raridade, a onça-preta é animal que desperta grande procura por parte dos zoológicos de todo mundo. Durante muito tempo quiseram alguns zoológicos classificar esse animal como uma nova espécie. Um grave erro, visto que a onça-preta pode nascer no meio de uma ninhada de "pintadas", bem como de um cruzamento de onças-pretas pode nascer uma onça pintada
  A onça-preta ocorre com freqüência em regiões florestadas.
  É um animal de impressionante corpulência e agilidade. um macho adulto chega da ponta do focinho à ponta da cauda 2,50 m e pode pesar até 130 kg. Sua principais presas são veados, capivaras e porcos-do-mato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário